Reunião do CGRIFES em Brasília impulsiona internacionalização do ensino superior

09:45:42

Nos dias 8 e 9 de novembro, representantes de cerca de 50 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) se reuniram em Brasília para a reunião presencial do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES). O encontro teve como objetivo alinhar o planejamento e as demandas para a internacionalização do ensino superior nas IFES. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi representada pelo secretário de Relações Internacionais Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

Participantes a reunião presencial do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), que aconteceu em novembro de 2023.

A reunião incluiu exposições de experiências, conceitos e diálogos sobre os diferentes aspectos relativos à internacionalização. Um dos aspectos abordados com ênfase foi a dificuldade linguística enfrentada por estudantes e docentes. Nesse sentido, a coordenadora nacional da rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF) Denise Abreu e Lima fez uma apresentação sobre o IsF em que se discutiu a ampliação do programa em 2024 com mais verbas para a iniciativa e o oferecimento de cursos on-line, viabilizando a interiorização do IsF, a oferta de cursos em rede, dentre outras iniciativas. 

Exemplos de boas práticas de internacionalização também foram compartilhados no encontro, como o programa “Minor em Desafios Globais: Desigualdades” da Universidade Federal Fluminense, em que foi possível realizar a “internacionalização em casa” por meio de atividades de Aprendizagem Internacional Online Colaborativa (COIL); e a experiência de captação de recursos para a internacionalização junto à FAPEMIG realizada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) que resultou na “Chamada 09/2023 – Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais (ICTMGs)”.

Diretoria do CGRIFES com representantes do MEC e MRE, da esquerda para a direita: subcoordenador do CGRIFES, prof. Milton Lafourcade Asmus (FURG); coordenadora CGRIFES, profa. Renata Moraes Bielemann (UFPel); diretora do MEC, Tania Mara Francisco; coordenadora Internacionalização MEC, Jaqueline Pinheiro Schultz; Jonas Paloschi, segundo secretário do MRE.

Outros temas foram abordados, como os “processos seletivos internacionais próprios para estudantes internacionais, indígenas, refugiados e acolhida humanitária”, com exposição da Profa. Suellen Mayara Péres de Oliveira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e  as “ações de internacionalização na pós-graduação” pelo Prof. Flávio Fernando Demarco da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A reunião contou com uma apresentação do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) que destacou suas intensas atividades de internacionalização, envolvendo 97 universidades, sendo 61 federais, e quatro internacionais associadas. Além disso, em uma mesa, representantes do Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) discutiram as perspectivas das ações de internacionalização na Educação Superior para a gestão 2023-2026. Nessa mesa, destacou-se as boas práticas que poderiam ser realizadas no acolhimento aos estudantes internacionais nas IFES, como facilitar o visto e o contato com a Polícia Federal, práticas já adotadas pela UFSC.

Os representantes do MEC apresentaram dados sobre o Programa PEC-G, mostrando o aumento significativo no número de candidaturas e selecionados, respectivamente 402/304 em 2022 e 867/727 em 2023. Há interesse do governo em investir no Programa PEC-G, dentro de um conceito de solidariedade internacional. Para aprimorar o acesso ao Programa PEC-G, o MEC está providenciando material de divulgação das IFES participantes do Programa aos postos diplomáticos. Ainda sobre o Programa PEC-G, segundo levantamento feito pelo MEC, a maioria dos candidatos ao PEC-G não pertence a países que falam português. A maioria demanda o curso “Pré-PEC” (curso de português antes de iniciar a Universidade), e isso tem levado a maioria dos candidatos a escolher universidades que oferecem o curso de português.

Por fim, o MEC e MRE anunciaram apoio à participação das universidades brasileiras em eventos internacionais, em especial na NAFSA, no EAIE, e na CRES+5. 

Tags: Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES)Evento InternacionalIFESInternacionalizaçãoSINTERUFSC