UFSC realiza audiência pública setorial sobre PDI 2025-2029 e promove roda de conversa sobre internacionalização da educação superior
Na tarde da última quarta-feira, 4 de setembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu mais um passo importante no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2025-2029. A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) organizou uma audiência pública setorial com o objetivo de discutir os objetivos estratégicos institucionais do novo PDI.
O evento, realizado no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), contou com a presença de membros da “grande SINTER”, incluindo do Programa de Extensão SINTEGRA: Trajetórias estudantis internacionais: Acolhimento e integração”; do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN) e dos agentes de internacionalização, além da comunidade internacional da UFSC, totalizando um público em torno de 25 pessoas, somado às pessoas que acompanharam a transmissão online. O evento possibilitou a contextualização da importância da construção conjunta de objetivos estratégicos para a internacionalização e viabilizou o recebimento de contribuições de estudantes, STAEs, docentes e da comunidade externa. Durante o mês de setembro, o grupo técnico executivo da SINTER compilará o conteúdo gerado na audiência para envio ao grupo gestor. Posteriormente serão discutidas também as ações e os indicadores estratégicos para a internacionalização.
Para a diretora de Relações Internacionais e agente gestora do Grupo Técnico Setorial da SINTER, Dr.ª Fernanda Leal, “essa construção coletiva é importante porque possibilita que a internacionalização se desenvolva de uma perspectiva democrática e abrangente, atendendo à diversidade de contextos, grupos sociais e culturas e interesses presentes em nossa Universidade”. Segundo ela, o grupo técnico executivo foi construído a partir desse propósito e, pela primeira vez, contempla em sua estrutura membros da comunidade internacional: o representante da comunidade externa e presidente da associação dos angolanos em Florianópolis, Nataniel Cassoma Kuanza, e a pós-graduanda timorense Miranda Goretti Soares. O grupo – composto também por Ana Paula Mota (representante discente da graduação); Bruno Wanderley Farias (agente de planejamento); Enio Snoeijer (representante discente da pós-graduação); Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (representante docente) e Rafaela Céspedes (representante STAE) – tem conduzido cada etapa do processo de construção do PDI conforme as orientações do grupo gestor e tem como uma de suas missões fundamentais consolidar a internacionalização como uma estratégia transversal da UFSC.
Além da audiência pública, o encontro foi seguido pela roda de conversa intitulada “Gestão da Internacionalização: Experiências do Instituto Politécnico de Coimbra e da UFSC”, que trouxe como convidada especial a Dr.ª Maria João Pinto Cardoso, Pró-Presidente para a área das Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal, e contou com a participação da Dr.ª Luciane Stallivieri e da diretora de Relações Internacionais Dr.ª Fernanda Leal.