Cerimônia de lançamento oficial do Curso de Doutoramento Institucional DINTER entre a UNTL e a UFSC aconteceu no dia 08 de abril de 2025

Discurso do prof. Dr. Manoel Belo coordenador do DINTER da parte timorense
O início do mês de abril de 2025 foi marcado por diversas atividades decorrentes da cooperação internacional entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) .
Na segunda-feira, 8 de abril, aconteceu na sede da UNTL a Cerimônia de Lançamento Oficial do Curso de Doutoramento Interinstitucional (DINTER) entre a UFSC e a UNTL, e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Além disso, ocorreu o lançamento da 2ª turma do curso regular de Mestrado em Educação da UNTL, projeto que também está sendo implementado pela UFSC. Estiveram presentes no evento o magnífico reitor da UNTL, prof. Dr. João Soares Martins; do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC), ministro José Honório da Costa Pereira Jerónimo; o vice-reitor do Programa de Pós-Graduação, prof. Dr. Afonso de Almeida; o pró-reitor de Assuntos de Cooperação, prof. Dr. Tomé Xavier Jerónimo; a diretora do curso de Doutoramento Interinstitucional profª. Drª. Patrícia M. Giraldi; o ponto focal da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na UFSC, a prof.ª Dr.ª Suzani Cassiani; do Programa de Pós-graduação em Educação Científica (PPGECT) da UFSC, o prof Irlan von Linsingen; do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC (MEN/CED UFSC), a prof.ª Dra. Regina Grando; o representante do embaixador do Brasil em Timor Leste, Dr. Humberto Mayese Correa, além dos estudantes do programa e outros parceiros. Na ocasião, o reitor da UFSC, prof. Irineu Manoel de Souza, e o secretário de Relações Internacionais da UFSC, prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, também se fizeram presentes por meio de envio de um vídeo dando boas-vindas aos doutorandos.

Discurso do Reitor Francisco Martins
Em seu discurso, o Reitor da UNTL afirmou que a UNTL marca o começo de uma nova história, em decorrência do lançamento deste curso de doutoramento interinstitucional: “Hoje é um dia muito importante que marca a história da UNTL, pois lançamos mais um curso de doutorado interinstitucional na área da educação. Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão por todo o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e de todos os parceiros. Esperamos que com este curso possamos formar muitos educadores de qualidade para melhorar ainda mais a educação, especialmente no nível do ensino básico ao ensino superior”.
No mesmo evento, o Ministro do MESCC disse que o curso de doutoramento lançado torna-se um testemunho da elevação da qualidade do ensino, da investigação e da inovação em Timor-Leste: “Hoje é um momento muito importante para nossa universidade pública, o lançamento deste curso é um testemunho da elevação da educação no nosso ensino superior, e o Ministério também está comprometido em continuar a apoiar a formação avançada e contribuir para o desenvolvimento sustentável neste país”.
Em entrevista, a doutoranda ingressante, profª. Maria Fátima, relata: “Quero me integrar a este curso de doutorado, pois quero ampliar meus conhecimentos científicos na área da educação para contribuir com nosso corpo docente e com nossa universidade”. Ela também enfatiza a oportunidade como forma de agregar conhecimento na área da educação. Na abertura do evento, a prof.ª Dr.ª Patricia M. Giraldi apontou que: “Esse é um momento histórico importante para a UNTL e também para a UFSC. O projeto DINTER emerge de uma longa história de cooperação entre UFSC e Timor-Leste”. Salientou ainda que entre os objetivos do trabalho está contribuir com o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos e com a internacionalização das instituições brasileiras e timorenses, numa perspectiva de cooperação Sul-Sul. No evento, a prof.ª Suzani Cassiani reafirmou que “Desde o início dessa caminhada, temos buscado trilhar um caminho que não reproduza lógicas de dominação, mas que promova o diálogo entre culturas, saberes decoloniais e experiências horizontalizadas. Temos aprendido — e muito — com os professores timorenses, com os estudantes, com as comunidades locais. Aprendemos que a cooperação verdadeira não se faz com imposição, mas com escuta, abertura e humildade.”

Recebimento dos equipamentos tecnológicos
Na quinta-feira, 10 de abril, representantes da UNTL e da UFSC estiveram presentes no Campus do Liceu, em Díli, para o recebimento de diversos equipamentos tecnológicos doados pela Agência Brasileira de Cooperação. O objetivo dessa ação foi viabilizar ações que contribuem para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, por meio de aulas remotas, orientações, palestras, e defesas dos mestrandos e doutorandos do DINTER. Foram recebidas uma Câmera de Conferência Logitech Meetup, uma Caixa de Som Logitech e uma Televisão.

Prof. Hermenegildo e mestranda Isabelita numa sessão de orientação sobre a dissertação com o tema “O lixo em Dili” quase pronta pra defesa.
A prof.ª Suzani Cassiani relata diversas informações acerca das turmas de mestrado da UNTL. Atualmente, o grupo é formado por 62 estudantes de mestrado, sendo que, da primeira turma, vários estão se preparando para a defesa da dissertação, que tiveram início no dia 16 de abril. Deste número total, 18 estudantes já estão qualificados. Com relação à nova turma, ela é formada por 31 estudantes, que, conforme apresenta Suzani, demonstraram um nível de português aprimorado, 90% são professores de variados níveis de ensino . A relevância do mestrado e das ações educacionais promovidas em Timor-Leste têm se tornado evidentes. Um dos estudantes, que trabalha num Ministério , relatou um comentário destacado pelo ministro Benedito dos Santos Freitas dizendo “Esse mestrado vai revolucionar a educação em Timor”.
No presente momento, as turmas dos cursos de Mestrado e Doutorado totalizam 80 estudantes, considerando esse número significativo na formação de recursos humanos para a Faculdade de Educação, Artes e Humanidades. A professora Suzani destaca: “Nós temos ministrado as disciplinas todas as noites em co-docência, chegando a permanecer nas aulas até às 9 horas da noite!!”. E complementa: “O que nos anima são os estudantes e os professores timorenses bem envolvidos. É maravilhoso ver a evolução deles.
Entre outras importantes ações desenvolvidas no âmbito dos cursos com cooperação da UFSC, está a implementação de Grupos de Pesquisa com temáticas específicas, Educação científica e tecnológica (GEPECITE), Educação matemática (GRUPEM), Estudos em Linguagens (GRUPEL). Todos os grupos buscam a produção de articulações com a realidade timorense e promoção do aprendizado de uma cultura de estudos e pesquisas que se mistura com consciência crítica, abordando a metodologia de Paulo Freire, transformação social, a importância da abordagem de temas locais, luta por justiça social e decolonialidade. Outro ponto se refere à criação e ao desenvolvimento da Revista Sandalo voltada à publicação de pesquisas, teorias, métodos e instrumentos da área da Educação em diferentes níveis.
Por fim, os professores brasileiros afirmam que é um projeto que não se faz de fora para dentro, mas “com” e “a partir” do Timor-Leste. E é isso que o torna potente, transformador em prol da justiça social.
Esta notícia foi organizada por Caroline Finatti e Morgana Trintin, com apoio do material produzido pela Media UNTL, de autoria de Leonia de Araújo da Costa, e com fotografias de Leonia de Araújo da Costa e Domingos Amaral via Página Oficial Universidade Nacional Timor Lorosa’e, além de informações cedidas pelas professoras Suzani Cassiani e Patricia M. Giraldi.
Confira outras notícias sobre a cooperação entre a UFSC e UNTL:












