Centros de ensino e campi da UFSC promovem recepções para estudantes internacionais no semestre 2025.2
O início do segundo semestre de 2025 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi marcado por diversas recepções voltadas à comunidade internacional. As atividades tiveram início na última sexta-feira, 8 de agosto, com a realização da Recepção à Comunidade Internacional 2025.2, promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC), e se estenderam ao longo da primeira semana de retorno às aulas, com ações organizadas pelos campi e centros de ensino da instituição.
O evento do dia 8 contou com a presença de estudantes internacionais de 20 países, que participaram de uma programação diversificada. A cerimônia de abertura incluiu as boas-vindas do reitor, professor Irineu Manoel de Souza; do secretário de Relações Internacionais, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho; da diretora da SINTER, Fernanda Leal; além da participação dos padrinhos e madrinhas, que prestigiaram seus afilhados. Durante a manhã, os estudantes internacionais receberam orientações sobre o funcionamento da universidade e informações específicas relacionadas aos seus programas de mobilidade ou matrícula regular. Já no período da tarde, tiveram a oportunidade de participar de atividades culturais, como oficinas de samba, kuduro e capoeira, um tour pela UFSC conduzido pelo SINTEGRA e uma visita ao Museu Arqueológico e Etnográfico da instituição.
Em continuidade à programação, e a partir da parceria entre as direções dos campi e centros de ensino com seus agentes de internacionalização, os novos estudantes internacionais também foram acolhidos com informações específicas sobre a UFSC e seus respectivos centros. No Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, o Centro Tecnológico (CTC) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS) promoveram uma recepção dedicada à orientação dos estudantes internacionais, incentivando a integração e o compartilhamento de informações sobre as equipes responsáveis e as alternativas de apoio disponíveis durante a estadia. O encontro contou ainda com um espaço para esclarecimento de dúvidas, momentos de socialização e convivência, e foi encerrado com um coffee break.
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o Centro Socioeconômico (CSE), também em Florianópolis, realizaram atividades semelhantes, com foco na integração de estudantes de diferentes nacionalidades, como China, França e Guiné-Bissau. No campus de Joinville, a recepção aos estudantes contou com a presença da direção, dos agentes de internacionalização e com o apoio da Assistência Estudantil, garantindo informações e acolhimento adequados à comunidade internacional. Já no dia 20, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) também realizou a recepção aos estudantes internacionais.
Ao destacar essas iniciativas, é importante ressaltar o papel dos Agentes de Internacionalização, função exercida por servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) de cada campus e centro de ensino. Esses agentes, designados pela SINTER, têm como objetivo orientar sobre procedimentos relacionados à internacionalização universitária e apoiar o atendimento à comunidade nacional e internacional da UFSC, desempenhando papel central em atividades como as da recepção à comunidade internacional.
Segundo a diretora da SINTER, Fernanda Leal, “as recepções específicas à comunidade internacional são resultado de um esforço contínuo para promover a internacionalização, o acolhimento e a troca de conhecimentos, direcionando os estudantes de maneira adequada e de acordo com o local onde irão estudar por um ou dois semestres”. Essa iniciativa fortalece a integração dos estudantes internacionais ao funcionamento de cada campus e centro de ensino, além de aproximá-los das equipes que atuam diretamente no processo de recepção e acompanhamento da comunidade internacional.

Da esquerda para a direita: recepção CTC e CCS, Campus Joinville, CCJ, CCA, e CSE

Recepção online do Programa PEC-G, Campus Joinville









![[:pt]Colóquio Internacional "Drama Chinês Contemporâneo"[:] @ Sala Machado de Assis do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), Campus de Florianópolis.](http://sinter.paginas.ufsc.br/files/2025/11/needram-convite-evento-drama-chinês-723x1024.jpeg)



