Sobre a SINTER
A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) é um órgão executivo integrante da administração central da UFSC, diretamente vinculado ao Gabinete da Reitoria (GR), com competências dispostas no Capítulo IV, Seção II, art. 26 da Resolução Normativa nº 28/CUn, de 28 de novembro de 2012.
São objetivos primordiais da SINTER promover a interação com organismos e instituições internacionais de ensino superior, pesquisa, inovação tecnológica e conservatórios artísticos; apoiar e implementar acordos de cooperação técnica, científica e cultural; bem como viabilizar o intercâmbio internacional de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. A SINTER visa também a atender a Universidade no desempenho de suas atividades que envolvam organismos internacionais em assuntos de natureza acadêmica, administrativa, e, quando necessário, na área financeira.
Internacionalização
Conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, a SINTER apoia e implementa ações para viabilizar a internacionalização da UFSC, sendo essa uma área transversal que permeia as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
A participação em programas internacionais e a realização de parcerias com universidades de todo o mundo resulta em crescentes oportunidades para a comunidade universitária e promove a internacionalização dos campi.
A política de internacionalização da UFSC visa a promover a excelência científica e tecnológica do país e proporcionar solidariedade entre os povos. As ações de internacionalização se articulam com os objetivos do ensino de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, e elevam a qualidade acadêmica da Instituição.
Eixos fundamentais da gestão 2022-2025
- Ampliar a cultura, os horizontes e as perspectivas de internacionalização na direção do multilateralismo e do multilinguismo, com vistas à solidariedade internacional e à excelência acadêmica.
- Definir coletivamente uma política de relações internacionais que atenda à diversidade de contextos e interesses que existem dentro da propria Universidade e que promova sua missão fundamental.
Prioridades da gestão 2022-2025
- Fortalecimento das relações com o Sul-Global;
- Democratização das oportunidades internacionais;
- Democratização da gestão das relações internacionais;
- Aperfeiçoamento dos processos de trabalho da SINTER.