SINTER realiza evento de boas-vindas aos estudantes internacionais

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) promoveu na segunda-feira, 22 de agosto, o evento de recepção aos estudantes internacionais do segundo semestre de 2022. A recepção ocorreu no Auditório da Reitoria, Campus Trindade, em Florianópolis. O objetivo da recepção foi ampliar o acolhimento a toda a comunidade internacional da Universidade. Assim, além dos estudantes internacionais em mobilidade, o evento se destinou também a todos os estudantes internacionais regulares.

Da esquerda para a direita: ProfªDilceane Carraro, Prof. Irineu Manoel de Souza, Profª Joana Célia dos Passos e Fernanda Leal.

A comunidade da UFSC se reuniu no Auditório da Reitoria para acolher os estudantes internacionais.

Na mesa de abertura, desejaram boas-vindas aos estudantes o reitor Prof. Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Profª Joana Célia dos Passos, a pró-reitora de graduação Profª Dilceane Carraro, e a diretora de Relações Internacionais, Fernanda Leal. Também prestigiaram o evento pró-reitores, secretários, diretores de centro e coordenadores de cursos, além de agentes de internacionalização e padrinhos dos estudantes internacionais.

A Programação incluiu duas apresentações artísticas: Uma apresentação de Samba no pé, do estudante de Educação Física Vanderlan da Costa Junior, que é bolsista do Projeto Práticas Corporais do Centro de Desportos (CDS) da UFSC; e uma apresentação do Grupo de Capoeira Angola Ajagunã de Palmares. Incluiu, também, um recado da “Bruxinha da UFSC sustentável” do Coordenadoria de Gestão Ambiental, representada pela estudante de artes cênicas Anna Luísa Pacheco.

A recepção se encerrou com a performance de capoeira no Hall da Reitoria.

O evento iniciou com a apresentação de Samba no pé.

A “Bruxinha da UFSC sustentável” orienta os estudantes sobre práticas ecológicas na universidade.

O evento contemplou, ainda, a apresentação da SINTER e de sua equipe aos recém-chegados pela diretora de Relações Internacionais, Fernanda Leal; as instruções gerais para a período de intercâmbio na UFSC pela servidora responsável pelo Programa Incoming na SINTER, Natália Roth; além das informações referentes ao curso de Português para Estrangeiros do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira (NUPLE), pelas professoras Rosane Silveira e Laura Viana; e as atividades de extensão do Centro de Desportos (CDS) para a comunidade, pela professora Patrícia Luiza Bremer Boaventura Justo da Silva.

Nesse semestre, a UFSC recebe 115 intercambistas de dezessete países ao redor do mundo, sendo cem por meio do Programa Incoming (acordos bilaterais) e quinze por meio do Programa Escala Estudiantes de Grado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Por meio da política de ingresso para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário instituída em 2022, a UFSC também acolhe quatro estudantes da Venezuela, três do Haiti e um da Guiné Bissau.

Além disso, neste semestre estão matriculados na UFSC 85 estudantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) sendo cinquenta do continente africano, 34 da América e um da Ásia. O PEC-G é um programa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Educação (MEC) na área de cooperação internacional educacional, do qual a UFSC participa desde 1970.

A uruguaia Maria Belén Tasende Figueroa, de 23 anos, estuda Odontologia na Universidad de la República (UDELAR, no Uruguai) e se inscreveu no Programa Escala Estudiantes de Grado da AUGM para realizar intercâmbio na UFSC. “Eu queria vir ao Brasil e encontrei a UFSC, vi que era uma das melhores universidades do país e pensei: por que não?”, lembra a estudante. Ela é uma dos quinze estudantes do Uruguai, da Argentina e do Paraguai que vieram por meio do programa de mobilidade da AUGM. “Eu espero crescer como pessoa e como profissional. Também espero poder levar coisas que aprendi aqui ao Uruguai”, afirma Maria.

A estudante Maria Belén veio do Uruguai por meio do programa de mobilidade da AUGM.

Os países dos cem estudantes que a UFSC recebe neste semestre por meio do Programa de Acordos Bilaterais (Incoming) da SINTER são  Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal, Áustria, Suíça, República Tcheca e Itália.

A estudante alemã Felicitas von Braunmühl, de 24 anos, veio da Technische Universität München para estudar Engenharia Civil na UFSC. Ela morou em São Paulo durante três anos quando era criança e aproveitou a oportunidade de intercâmbio para voltar ao Brasil. “Eu queria aprender o português de novo e escolhi vir para Floripa porque é uma das cidades mais bonitas e seguras”, explica a estudante. “Eu espero aprender o idioma, conhecer pessoas novas, vivenciar a cultura do Brasil e fazer algo completamente diferente do que fiz nos semestres anteriores”.

Felicitas foi apadrinhada pela aluna Maria Clara Castro Valle, de 20 anos, através do Programa de Apadrinhamento da SINTER. Maria cursa Engenharia de Controle e Automação na UFSC e ficou sabendo do programa pelo Instagram da SINTER. “Eu achei uma oportunidade muito legal de falar com pessoas de outros países, principalmente por essa troca de experiência e de cultura”, conta. O Programa de Apadrinhamento existe há muitos anos e foi criado com o objetivo auxiliar na adaptação na universidade e na vida em Florianópolis, além de proporcionar aos alunos da UFSC o contato com jovens do mundo inteiro. Toda a gestão é realizada na SINTER, por meio de inscrição dos estudantes da UFSC interessados e posterior alocação aos estudantes em intercâmbio.

À esquerda, a intercambista alemã Felicitas, ao lado de sua madrinha Maria Clara.

Acompanhe os programas e as atividades da SINTER por meio do nosso site e das redes sociais.