SINTER realizará evento de Recepção à Comunidade Internacional da UFSC para promover integração e internacionalização

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se prepara para receber sua comunidade internacional do segundo semestre de 2023 com um evento especial de boas-vindas. Promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), o evento “Recepção à Comunidade Internacional da UFSC” acontecerá no dia 4 de agosto de 2023, às 10 horas, no Auditório da Reitoria I.

O evento, tradicionalmente realizado no início de cada semestre com o objetivo de acolher e integrar os novos estudantes internacionais à vida acadêmica e social da Universidade, tomará um novo formato neste segundo semestre. Além dos estudantes internacionais dos programas Incoming, Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e Escala Grado e Escala Posgrado, que são diretamente administrados pela SINTER, o evento buscará ser mais abrangente e englobar toda a comunidade internacional da UFSC.  Para isso, a SINTER uniu esforços com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD) e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG).

A UFSC tem experimentado tanto o crescimento quanto a diversificação de sua comunidade internacional nos últimos tempos. Além dos programas administrados pela SINTER, o número de estudantes internacionais regulares ingressantes por meio de transferência externa e de processos seletivos especiais tem aumentado consideravelmente.

O evento  do dia 4 de agosto está dividido em três partes. Na primeira, estarão presentes o reitor, a vice-reitora, o secretário da SINTER e os pró-reitores da PROGRAD e da PROPG para dar as boas-vindas à comunidade internacional e fornecer informações gerais sobre os serviços disponíveis na UFSC. Uma apresentação cultural também está prevista nessa etapa. Na segunda parte, os estudantes internacionais serão divididos em grupos para receberem orientações específicas sobre sua estadia na universidade. Por fim, na terceira parte, os estudantes participarão de oficinas e atividades de integração que abordarão temas relacionados à cultura brasileira.

Além da programação do dia 4 de agosto, a SINTER planejou uma programação complementar com diversas atividades ao longo do mês de agosto, com foco na integração da comunidade internacional e na internacionalização da Universidade. Tais atividades visam a fortalecer os laços entre a comunidade internacional e a UFSC, promovendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.

A UFSC reforça seu compromisso com uma perspectiva de internacionalização voltada a ampliar seus horizontes na direção do multilateralismo, do multilinguismo e da diversidade cultural, com vistas à solidariedade internacional e à excelência acadêmica.

Veja a programação completa aqui.

Aos estudantes internacionais e padrinhos, inscrevam-se  nas oficinas e atividades de integração aqui.

Tags: InternacionalizaçãoRecepção à Comunidade InternacionalUFSC