Conferência “Research with International Students” conta com apresentação sobre o Projeto Sintegra
A conferência Research with International Students aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro, de forma híbrida – online e presencial na University of Manchester (Reino Unido). O evento buscou desenvolver mais orientações metodológicas para que as pesquisas sobre as experiências dos estudantes internacionais pudessem superar discursos e suposições problemáticos, por meio de apresentações que tratam das seguintes questões: problemas conceituais e metodológicos críticos a pesquisa com estudantes internacionais que enfrenta atualmente; considerações práticas (macro ou micro) para os projetos de pesquisa nesse campo; questões de poder, desigualdade, interseccionalidade e ética na pesquisa com estudantes internacionais; como a pesquisa com estudantes internacionais pode ser imaginada de forma diferente; e sobre o futuro da pesquisa com estudantes internacionais.
Com base nessa proposta, o Sintegra – projeto de extensão, parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTER/UFSC) e o Departamento de Psicologia da UFSC, apresentou o trabalho intitulado “SINTEGRA como uma iniciativa para integrar estudantes internacionais do Sul Global em uma universidade pública brasileira“. Foram apresentados o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o funcionamento do projeto, seus objetivos e suas ações em andamento. A apresentação foi elaborada pela Diretora de Relações Internacionais Fernanda Leal, a responsável pelo PEC-G Elisa Freitas Schemes, a coordenadora do Sintegra Elka Lima Hostensky, e a professora do curso de psicologia da UFSC Lígia Rocha. A apresentação contou com a participação da Tradutora e Intérprete de Língua Inglesa da SINTER, Paula Eduarda Michels.
Segundo Elisa Freitas Schemes, “nossa participação no evento reforça a inserção da UFSC numa rede de pesquisadores voltados para perspectivas críticas da internacionalização”. Ela ainda completa, afirmando que o SINTEGRA está alinhado ao debate sobre os estudantes internacionais, não somente pelos desafios que enfrentam, mas pelas potencialidades que a sua presença proporciona à comunidade universitária.
“Compor espaços pioneiros que valorizem as produções de conhecimento, de metodologias e de novas políticas institucionais com e para a comunidade estudantil internacional é uma grande oportunidade para trocar experiências em nível internacional e nos provocar a pensar nas potências e desafios que as cooperações Sul Global nos apresentam”, diz Lígia Rocha. Ela afirma que a oportunidade de apresentar um projeto jovem reforça o compromisso em unir pesquisa, extensão e internacionalização na temática da integração acadêmica de estudantes internacionais no Brasil.
Para conferir as temáticas das demais apresentações, acesse aqui a programação completa.
A conferência é financiada pela The Spencer Foundation e se baseia na publicação do livro Research with International Students, publicado em novembro de 2023. Além disso, o evento estabelece uma rede de pesquisadores críticos e acadêmicos que desejam desenvolver abordagens mais éticas em relação à pesquisa que inclui estudantes internacionais como participantes e co-pesquisadores. Para conferir mais sobre a conferência, acesse a página aqui.