Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo é renovada por um novo quadriênio
A Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) foi renovada para um segundo quadriênio de funcionamento (2022-6). Coordenada pelo Prof. Gilvan Müller de Oliveira, a Cátedra é a primeira com sede na UFSC, criada em maio de 2018 com a assinatura do contrato entre a UNESCO/Paris e a universidade.
Trata-se de uma rede internacional de pesquisa nos quatro continentes envolvendo 26 universidades de 16 países que pesquisam e ensinam em 11 diferentes línguas. A UCLPM trouxe para a UFSC até o momento 10 convênios internacionais em países como México, Colômbia, Chile, África do Sul, Indonésia, Índia, China (Macau), Rússia, França e Espanha. Novas instituições continuam pedindo filiação à Cátedra e ainda este ano terá o ingresso da Universidade Nacional de Antioquia, na Colômbia, e do Instituto de Estatística da Índia, de Calcutá.
A rede de pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento acerca de diferentes contextos multilinguísticos, das políticas linguísticas implementadas nesses lugares e suas implicações para o desenvolvimento sustentável de cidadãos, comunidades, países e regiões. São promovidos eventos, publicações, mobilidade acadêmica, formação de estudantes de mestrado e doutorado, além de serviços de orientação para comunidades linguísticas e governos. A Cátedra conta com os vice-coordenadores Profa. Suzani Cassiani e Prof. Irlan von Linsingen e está ligada aos setores da UFSC CCE, SINTER, DLLV, DLLE, PGET, PPGLIN, entre outros.
Saiba mais sobre a Cátedra aqui.



No dia 5 de setembro, o secretário de Relações Internacionais, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e a diretora de Relações Internacionais, Dr.a Fernanda Leal, realizaram uma visita ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Thausen. Na ocasião, dialogou-se sobre oportunidades de parcerias entre a UFSC e a Fapesc, na área de internacionalização. A Fapesc tem promovido diversas chamadas públicas voltadas à internacionalização do ecossistema catarinense, como o Programa Catarinense de Internacionalização da CTI: Missão Japão e Singapura 2022, que a UFSC foi contemplada. Em todas as possíveis iniciativas conjuntas de internacionalização a serem empreendidas, o propósito é que haja o envolvimento de diversas instituições de Santa Catarina.


A Dra. Fernanda Leal, diretora de Relações Internacionais da SINTER, participou no dia 6 de julho da mesa de diálogo “Internacionalização da pós-graduação brasileira: a relevância dos acordos Sul-Sul“, juntamente com a embaixadora Irene Vida Gala e a mestranda Eliza Feres. A mesa fez parte da etapa local do 28° Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação da diretora da Sinter no evento dialoga com a concepção de internacionalização que a UFSC busca aprofundar, qual seja: internacionalização como um instrumento de solidariedade internacional e de excelência acadêmica, por meio do multilateralismo e do multilinguismo.










