UFSC oferecerá Curso de Mandarim em 2024 por meio da colaboração com o Instituto Confúcio-UNICAMP

11:14:06

Durante a Reunião do Conselho do Instituto Confúcio (IC) realizada em 16 de outubro de 2023, no CPV/UNICAMP, decisões importantes foram tomadas, incluindo um desenvolvimento significativo para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Reunião Board Meeting – Confúcio Unicamp.

Estiveram presentes na reunião representantes da Beijing Jiaotong University (BJTU), UNICAMP e UFSC, a destacar Wang Jiaqiong (presidente da BJTU); Zhao Guanyuan (diretor da BJTU), Liu Huan (coordenadora de relações internacionais da BJTU), Gao Qinxiang (diretor Chinês do IC); Maria Luiza Moretti (vice-reitora da UNICAMP), Bruno de Conti (diretor brasileiro do IC na UNICAMP), Alfredo Melo (assessor de  relações internacionais da UNICAMP), Mayara Morais (coordenadora de relações internacionais para Ásia da UNICAMP); e  representando a UFSC, o secretário de relações internacionais Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

A reunião resultou na aprovação do relatório financeiro do IC e no planejamento de ações para 2024, marcando o décimo aniversário do IC-UNICAMP. O IC, localizado na UNICAMP, desempenha um papel fundamental na promoção da cultura chinesa no Brasil, oferecendo aulas de mandarim, atividades culturais e promovendo o intercâmbio cultural entre brasileiros e a cultura chinesa. A UNICAMP fornece suporte financeiro, administrativo e de infraestrutura ao IC, incluindo acomodações para os professores chineses.

Representantes da BJTU, UNICAMP e UFSC.

Além dos cursos de mandarim e das atividades culturais, o IC-UNICAMP organizou exposições notáveis, como “Mil anos de arte chinesa”, exibida na biblioteca da UNICAMP. Também facilitou programas de intercâmbio entre estudantes brasileiros e chineses. O diretor brasileiro do IC, prof. Bruno de Conti, mencionou que o IC já ofereceu aulas de mandarim para mais de 9.000 alunos.

Um dos principais destaques da reunião foi a aprovação unânime da solicitação da UFSC para que o IC-UNICAMP ofereça curso de mandarim (Classroom) na UFSC em 2024. Além disso, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza, e o secretário de relações internacionais da UFSC, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, foram convidados a se juntar à delegação do IC-UNICAMP, liderada pelo reitor da UNICAMP professor Antônio José de Almeida Meirelles, em uma visita educacional à China em 2024.

Para concretizar a Classroom de Mandarim na UFSC em 2024, será necessário definir a sala de aula, um local para os professores chineses trabalharem, bem como formalizar um acordo de cooperação com a Beijing Jiaotong University. Todas essas conquistas nas relações com universidades chinesas, são em parte o resultado do trabalho iniciado na UFSC há alguns anos pelo ICHIN (Instituto de Estudos sobre a China), fundado em 2019 por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC. Atualmente liderado pelos professores Raul Burgos e Daniel Martins, o ICHIN continuará participando desses esforços com a China. Essa colaboração promete fortalecer os laços culturais e educacionais entre o Brasil e a China, favorecendo a universidade em direção à excelência acadêmica e à solidariedade entre os povos.

Tags: Chinacurso de mandarimEvento InternacionalIchin-UFSCInstituto ConfúcioInternacionalizaçãoSINTERUFSC