Mozambique Independence Week promotes discussions on history, education, and innovation at UFSC

13:48:31

This post is available in Brazilian Portuguese only. | Esse post está disponível somente em português.

 

Semana da Independência de Moçambique promove debates sobre história, educação e inovação na UFSC (Click here to read it | Clique aqui para acessá-lo)

A comunidade moçambicana em Santa Catarina realizará entre os dias 24 e 27 de junho, a Semana da Independência de Moçambique, na Biblioteca Universitária (BU) da UFSC. O evento é organizado pela Associação dos Moçambicanos em Santa Catarina (AMOSC), entidade que está em processo de consolidação e busca fortalecer a integração da comunidade moçambicana no estado.

Com o tema “Independência de Moçambique: refletindo sobre o passado e contribuindo para o futuro”, a programação propõe quatro dias de atividades voltadas à troca de conhecimentos, valorização cultural e fortalecimento dos laços entre estudantes, pesquisadores e membros da diáspora moçambicana.

  • As atividades dos dias 24, 25 e 26 de junho ocorrerão das 19h às 21h, na BU da UFSC. Cada encontro abordará um eixo temático diferente: memória, história e identidade nacional; ciência, educação e desenvolvimento; e futuro, liderança e inovação.
    Os debates acontecerão para refletir sobre a trajetória de Moçambique desde a independência, conquistada em 25 de junho de 1975, e discutir perspectivas para o desenvolvimento do país e de sua diáspora.

O encerramento será realizado no dia 27 de junho, com um almoço de confraternização e uma roda típica moçambicana, promovendo um momento de integração cultural entre participantes e convidados. A participação na refeição custa 50 reais com pagamento até dia 20 de junho.

A iniciativa marca um importante passo na organização da comunidade moçambicana em Santa Catarina. Recentemente, representantes da associação, Suzana e Pedro, estiveram na UFSC para apresentar o projeto e dialogar sobre ações de aproximação com a universidade.

Tags: ÁfricaMoçambique

SINTER participates in the opening of Africa Week at UFSC: “Colors of Africa – Voices that echo between memories and horizons”

14:56:41

This post is available in Brazilian Portuguese only. | Esse post está disponível somente em português.

 

SINTER participa da abertura da Semana D’África: “Cores da África – Vozes que ecoam entre memórias e horizontes (Click here to read it | Clique aqui para acessá-lo)

A UFSC realizou nesta segunda-feira, 25 de maio, a abertura da Semana D’África: Cores da África – Vozes que ecoam entre memórias e horizontes. O evento, promovido com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e de diferentes unidades da universidade, reúne estudantes, pesquisadores e representantes da comunidade africana para debater identidade, diáspora, cultura e internacionalização no ambiente universitário entre os dias 25 e 29 de maio.

A programação de abertura ocorreu no Centro Socioeconômico (CSE) e contou com a presença da secretária de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal; da diretora de Extensão da UFSC (PROEX), Gabriela Costa; da comissão organizadora do evento e de representantes de países africanos.

Entre os destaques do primeiro dia esteve a palestra “Luto na diáspora: as experiências invisíveis de quem vive longe de casa”, que trouxe reflexões sobre pertencimento, deslocamento e os desafios enfrentados por estudantes africanos que vivem longe de seus países de origem.

Durante a abertura, Fernanda Leal ressaltou a importância da Semana D’África como espaço de diálogo e valorização da diversidade cultural dentro da universidade. “A Semana Africana é muito mais do que um evento cultural ou acadêmico: ela é um espaço de encontro, de memória, de produção e compartilhamento de conhecimento e de afirmação política”, afirmou.

A secretária da SINTER também destacou a importância de uma internacionalização mais plural e colaborativa. “Internacionalizar também é construir relações mais horizontais, mais solidárias e mais plurais. É ampliar vozes. É criar espaços de escuta”.

A Semana D’África busca fortalecer vínculos entre a comunidade acadêmica e estudantes internacionais, além de ampliar o debate sobre acolhimento, cooperação internacional e valorização dos saberes africanos dentro da UFSC.

Tags: ÁfricaSemana Africana na UFSCSINTER

UFSC’s Participation in the 1st Brazil-Africa Rectors’ Forum Results in New International Cooperation Agreements

14:19:57

UFSC and Uni-CV Leaders.

Signing of an agreement between UFSC and Uni-CV.

The participation of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in the 1st Brazil-Africa Rectors’ Forum, held in Brasília from 25 to 27 May, generated concrete results for strengthening the institution’s internationalization efforts. During the event, UFSC signed new international cooperation agreements with African universities and expanded opportunities for academic collaboration in teaching, research, outreach, and mobility.

Organized by the Ministry of Education (MEC), the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes), and the National Association of Directors of Federal Higher Education Institutions (Andifes), the forum brought together rectors, university administrators, and representatives from 48 African higher education institutions. The event aimed to expand international partnerships, promote academic mobility programs, and strengthen cooperation between Brazilian and African universities.

Representing UFSC at the forum were Rector Professor Irineu Manoel de Souza and the Director of International Relations, Guilherme Carlos da Costa. On the first day of the event, they held meetings with representatives of the Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) and the Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB), resulting in the signing of cooperation agreements with both institutions.

(more…)

Tags: Acordo de CooperaçãoÁfricaConvêniosFórum de Reitores Brasil-África
  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2