Mozambique Independence Week promotes discussions on history, education, and innovation at UFSC
This post is available in Brazilian Portuguese only. | Esse post está disponível somente em português.
Semana da Independência de Moçambique promove debates sobre história, educação e inovação na UFSC (Click here to read it | Clique aqui para acessá-lo)
A comunidade moçambicana em Santa Catarina realizará entre os dias 24 e 27 de junho, a Semana da Independência de Moçambique, na Biblioteca Universitária (BU) da UFSC. O evento é organizado pela Associação dos Moçambicanos em Santa Catarina (AMOSC), entidade que está em processo de consolidação e busca fortalecer a integração da comunidade moçambicana no estado.
Com o tema “Independência de Moçambique: refletindo sobre o passado e contribuindo para o futuro”, a programação propõe quatro dias de atividades voltadas à troca de conhecimentos, valorização cultural e fortalecimento dos laços entre estudantes, pesquisadores e membros da diáspora moçambicana.
- As atividades dos dias 24, 25 e 26 de junho ocorrerão das 19h às 21h, na BU da UFSC. Cada encontro abordará um eixo temático diferente: memória, história e identidade nacional; ciência, educação e desenvolvimento; e futuro, liderança e inovação.
Os debates acontecerão para refletir sobre a trajetória de Moçambique desde a independência, conquistada em 25 de junho de 1975, e discutir perspectivas para o desenvolvimento do país e de sua diáspora.
O encerramento será realizado no dia 27 de junho, com um almoço de confraternização e uma roda típica moçambicana, promovendo um momento de integração cultural entre participantes e convidados. A participação na refeição custa 50 reais com pagamento até dia 20 de junho.
A iniciativa marca um importante passo na organização da comunidade moçambicana em Santa Catarina. Recentemente, representantes da associação, Suzana e Pedro, estiveram na UFSC para apresentar o projeto e dialogar sobre ações de aproximação com a universidade.



A UFSC realizou nesta segunda-feira, 25 de maio, a abertura da Semana D’África: Cores da África – Vozes que ecoam entre memórias e horizontes. O evento, promovido com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e de diferentes unidades da universidade, reúne estudantes, pesquisadores e representantes da comunidade africana para debater identidade, diáspora, cultura e internacionalização no ambiente universitário entre os dias 25 e 29 de maio.










